A freguesia de Esporões situa-se num vale a sudoeste do concelho, e está rodeada pelas Freguesias de Nogueira, Arcos, Trandeiras, Morreira, Lamas, Figueiredo, do Concelho de Braga, e Santa Cristina de Longos, do Concelho de Guimarães.
São património desta freguesia a Capela de Santa Marta das Cortiças localizada no Monte da Falperra, a Casa de Quintã com a capela de Sta´ana, a igreja matriz e os seus escadórios, a capela da Nossa Senhora da Caridade e a Capela do Senhor dos Aflitos.
A reforçar a antiguidade da Freguesia, vem também a casa da Quintã, que está integrada no grupo dos Solares de Portugal, a qual possuiu uma Capela “Capela de Sant’Ana” cujas origens se podem verificar numa inscrição existente no interior da mesma.