A freguesia de Gualtar compreende os lugares de Arcela, Bairro Henriqueta, Bairro Novo, Barreiro, Barros, Bela Vista, Bouça, Crespa, Estrada Nova e Estrada Velha, Friande, Igreja, Lage, Monte de Baixo, Mourisca, Poça e Vergadela. Dista cerca de 2 km da sede do concelho, e está situada na margem direita do rio Este.
Nela podemos encontrar uma grande variedade de superfícies comerciais e de serviços, espaços noturnos, o "Campus de Gualtar" onde encontramos o edifício da Universidade do Minho, farmácias, grande afluência de transportes públicos, e muitos mais pontos de interesse. Também são grandes as acessibilidades e facilidades para se dirigir a qualquer ponto da cidade através de Gualtar.
Indústria e Artesanato da Freguesia
O artesanato na freguesia é caracterizado essencialmente por rendas e bordados, restauração de móveis antigos e trabalhos em verga e palhinha. Ocupa neste último, lugar de relevo o fabrico de cestas, chapéus, peças de mobiliário decorativo, candeeiros, além das típicas "croças" de junco (gabardina das gentes dos campos).
Relativamente ao restauro de móveis antigos, Gualtar assume-se como uma das freguesias que faz com que a arte da marcenaria e da carpintaria do concelho de Braga se torne famosa em todo o norte de Portugal.
Actividades económicas: indústria, comércio e serviços.
Festas e romarias: S. Brás (2 e 3 de Fevereiro).
Artesanato: rendas e bordados, restauração de móveis antigos.
Associativismo: Associação Desportiva e Cultural de Gualtar, Associação Juvenil de Gualtar, Grupo Teatral Amador de Gualtar, ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho, Agrupamento 219 de São Miguel de Gualtar, Grupo de Concertinas de Gualtar, Sporting Clube do Bairro Novo, Barros Futebol Clube, Grupo Coral